Gengibre para emagrecer – Conheça os benefícios

Tempo de leitura: 6 minutos

Bem diferente do que muitas pessoas pensam, o gengibre não é uma raiz, mas na verdade é um rizoma, que é um tubérculo como a batata. O gengibre é muito rico em propriedades medicinais e ele é utilizado há mais de 3 mil anos como remédio para curar vários males. Fonte inestimável de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio o gengibre é conhecido por ser antioxidante, ajudando o corpo a ter uma imunidade maior e dizem até que ele ajuda na prevenção do câncer.

gengibre-dieta-celulite-gripe-corte

Fora todos esses benefícios do gengibre ele melhora a saúde dos cabelos e tem um efeito que ajuda a acelerar o metabolismo, te ajudando a emagrecer mais rapidamente. São tantos benefícios do gengibre que vale a pena investir nesse tubérculo como tempero, doce ou até consumindo ele natural ou em chás.

Benefícios do gengibre

Já mencionamos alguns dos principais benefícios do gengibre, mas veja uma lista mais completa confira:

  • Fonte de vitaminas e minerais. O gengibre é extremamente rico em vitamina B, cobre, magnésio e potássio, ajudando o corpo a ter uma posição imunológica bem mais interessante.
  • Antioxidante. O gengibre é um antioxidante poderoso, que  combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e doenças como o câncer. Ele ajuda os nossos órgãos internos a ficarem novinhos em folha por mais tempo e a pele fica visivelmente mais bonita.
  • Anti-inflamatório 2. O gengibre é muito usado em xaropes caseiros para aumentar a imunidade e auxiliar no combate das doenças respiratórias e da garganta.
  • Afrodisíaco. O gengibre permite a vasodilatação e amplia a circulação sanguínea, ajudando na ereção masculina e intensificando a sensibilidade do clitóris feminino.
  • Diminui o enjoo. Algumas pessoas dizem que o gengibre ajuda a aliviar os enjoos da gestação.
  • Pesquisas mostram que gengibre pode evitar câncer no intestino
    De acordo com uma pesquisa do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota (EUA) o gingerol (parte do gengibre que dá sabor picante) ajuda a diminuir o desenvolvimento de tumores no intestino que já existem e auxilia na prevenção.
  • O gengibre é muito usado na cultura asiática, sendo que é de lá a sua origem. É bem comum encontrar o gengibre na culinária japonesa, como tempero e até como detalhe de pratos bem saborosos. Os japoneses gostam de usar o gengibre para neutralizar o paladar entre um prato e outro.

Gengibre no emagrecimento

Em uma busca rápida pela internet você vai descobrir muitas formas de usar o gengibre para o emagrecimento. Algumas pessoas relatam o seu sucesso depois que passaram a consumir chá de gengibre, gengibre em saladas ou até mesmo em sobremesas.

Mas esse tubérculo não faz milagres, ele só dá aquela mãozinha para quem já está no caminho certo, fazendo uma dieta balanceada e praticando atividades físicas regularmente. O gengibre ajuda o seu organismo a eliminar aquelas gordurinhas extra porque ele tem um efeito termogênico, que acelera o metabolismo.

Chá-de-gengibre-para-emagrecer-–-benefícios-01

Já reparou que esse alimento dá muito calor quando consumido? Pois bem, esse é o efeito termogênico falado.

Como consumir o gengibre?

Existem muitas maneiras de consumo do gengibre, sendo que algumas pessoas se adaptam melhor a uma forma do que de outra, confira:

Raiz crua: Você pode o gengibre na salada, mastigar ele entre uma refeição e outra para dar aquela limpada no paladar e até para melhorar o hálito. O consumo dele cru o deixa mais forte, por isso, tenha cuidado ao consumi-lo.

Em pó: Algumas pessoas acham bem mais prático o consumo dele em pó. No entanto, recomenda-se que o gengibre em pó seja consumido em uma dose pequena. Se optar pelo consumo dele em pó não supere a dose de 2 diárias e consulte sempre com um terapeuta profissional a forma mais adequada para o seu caso.

Ressecado: O gengibre ressecado ou desidratado é fácil de ser encontrado atualmente em lojas de produtos naturais. Somente precisamos lembrar que o preparo contém um alto conteúdo de açúcar, por isso, prefira as versões mais naturais.

Em infusão: Um chá de gengibre no inverno é uma delícia, mas no versão também pode ser consumido antes das refeições para ajudar na queima de gordura.

Suco fresco: O suco fresco de gengibre, (cuidado para não abusar), permite mais sabor em bebidas tradicionais como o suco de maçã, por exemplo.

Óleo essencial: O óleo pode ajudar a aliviar o frio nos pés, por exemplo.

cha-de-gengibre-600x330

Água com gengibre: Cortar o gengibre em rodelas e deixar de molho na água, de um dia para o outro, dará um sabor nela e vai te ajudar no processo de emagrecimento.

Receitas com gengibre

Gelinho de gengibre

Ingredientes: 2 raízes grandes de gengibre sem a casca, Água (2 X a quantidade de gengibre)

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e coloque para gelar em formas. Pode por sem coar se não se incomodar com os “fiapinhos” do gengibre. É bom que fica com as fibras. Use um gelo para cada copo de 200 ml de suco ou água.

Suco de limão com hortelã e gengibre

Ingredientes: 1 1/2 xícara de açúcar, 1 colher (sopa) de casca de limão lavada e ralada fino, 3/4 de xícara de água quente, 1 litro de água fria, 1 1/2 xícara de suco de limão, 1 xícara de folhas de hortelã, 1 pedaço pequeno de gengibre cortado em tiras, Gelo a gosto.

Modo de preparo: Uma a casca do limão, a água quente e o açúcar em uma coqueteleira ou em um recipiente similar. Depois de mexer bem por alguns minutos coe e passa o liquido para o liquidificador. Adicione suco de limão, água fria, gengibre e a hortelã. Adicione muito gelo e bata. Depois é só servir.

Salmão com gengibre

Ingredientes: 1/4 de xícara de molho de soja (shoyu), 1/4 de xícara de suco de laranja, 2 colheres (sopa) de sumo de gengibre, 1/4 de xícara de mostarda, 1 colher (sopa) de mel, Folhas de rúcula, 4 filés de salmão.

Modo de preparo: Misture bem o suco de laranja, o molho de soja, a mostarda, o sumo de gengibre e o mel. Depois disso pegue esse molho os e coloque no salmão e deixe ele marinando durante 30 minutos. Tire os filés de salmão do molho e reserve ele.
Grelhe os filés de salmão dos dois lados até que fiquem dourado. Durante o processo vá colocando mais caldo nos filés para dar mais sabor. Para acompanhar o prato sugerimos que você sirva folhas de rúcula e laranja cortada em gomos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *